Já pensou que a esponja de lavar louça pode não ser o objeto mais limpo do mundo? Uma esponja húmida com restos de comida, torna-se no ambiente favorável para que micro-organismos se reproduzam. Por isso, é importante trocar de esponja, dependendo da frequência de uso.
Se você é daquelas pessoas que coloca a esponja no micro-ondas por dois minutos na potência máxima para desinfectar, um novo estudo vem dizer que este método, além de ser ineficaz, pode deixar a esponja ainda mais suja.
Por isso, para garantir a saúde de todos aí em casa, confira cinco dicas do biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo.
1 - Sempre seca
Após lavar a louça, enxagúe bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. Torça bem e guarde em local seco, de forma que escorra os restos de água. Nunca a deixe sobre o sabão, em recipientes que não permitem o escoamento da água. A dica é deixá-la secar completamente sobre o escorredor de louças.
2 - Cuidado com o microondas
Para se livrar das bactérias da sua esponja, NÃO utilize a técnica do microondas. Ou seja, quanto mais tentar desinfetar a sua esponja da loiça, mais resistentes e rápidas ficaram as bactérias que sobram, colonizando a sua esponja com ainda mais bactérias novas.
3 - Desinfetar diariamente
É indicado desinfetar as esponjas tradicionais uma vez ao dia. Há dois meios eficazes para fazer isto:
Método 1. Lave a esponja e a deixe submersa em um recipiente com água fervendo por três minutos.
Método 3. Deixe a esponja por 10 minutos em um recipiente com solução de duas colheres de sopa de lixívia com 1 litro de água.
4 - Somente uma semana
Independente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, após este período ela deve ser substituída. Nunca reutilize a esponja, por exemplo, separando-a para a limpeza de um outro ambiente, como para a área de serviço ou casa de banho.
5 - Saiba das novidades
O mercado já disponibiliza esponjas com tecnologia que não permitem a proliferação de bactérias.
Tags:
cozinhas